Como economizar nas compras de Natal – 6 Dicas Infalíveis

Como economizar nas compras de natal? Muitos presentes e guloseimas para comprar… Dinheiro curto, preços altos… Como sair dessa “cilada”? Darei 6 dicas infalíveis.

 


1. Faça uma lista dos presentes:

Lista de Presentes de Natal Desenho

Primeira dica para você economizar nas compras de natal é fazer uma lista de presentes.

Coloque nome, presente e valor máximo que você pode pagar. Veja o exemplo:

Lista de Presentes de Natal

 

Fazendo desta forma, você consegue saber quanto irá gastar com todos os presentes, e fazer ajustes se o valor total ficar muito acima do que você pretendia gastar.

Além disso, você já terá em mente o valor de cada um dos presentes, para poder pesquisar os preços quando for as compras, sem correr o risco de se empolgar e pagar caro demais por um presente e ter que deixar de comprar outro.

Serve também como instrumento de negociação, para você “chorar” com os vendedores até chegar no valor que você pode pagar ;).

 

 


2. Dê presentes somente aos mais próximos.

Família Natal

Segunda dica para você economizar com as compras de natal é dar presente somente aos mais próximos.

Notou que na lista acima existe somente mãe, pai, filho e marido?

Pois é, período de insegurança econômica, inflação alta, desemprego… Infelizmente não dá para comprar presente para todas as cunhadas, sobrinhos, tias, primos, filhos dos primos, vizinhos, tias avós e etc.

Concentre-se apenas nos mais chegados como pais, filhos, irmãos e afilhados. Desta forma você não gasta demais e pode comprar um presente bacana para cada um dos presenteados.

Não sinta-se constrangido em fazer isso, nem se cobre para dar explicações aos que não ganharam presentes, afinal, nenhum deles irá perguntar a você em janeiro, se precisa de ajuda para pagar IPVA, IPTU, matrícula de escola e material escolar.

Não trata-se de egoísmo, mas sim de prioridades estipuladas em sua vida financeira.

 


3. Faça as compras com antecedência.

calendário

Terceira dica para economizar nas compras de natal é fazê-las com antecedência.

Já comprou todos os presentes? Ainda não? Já está perdendo dinheiro.

A melhor época para comprar os presentes de natal é no final de outubro e/ou começo de novembro. Antes do 5º dia útil. Mas, porquê?

Porque nesta época, as pessoas ainda não receberam seu salário de novembro, a primeira parcela do 13º cai somente no dia 30 e o comércio não espera que você já vá fazer compras para o natal. Logo, os preços ainda não sofreram reajustes. Ao contrário, é bem provável que você encontre boas promoções, já que é um período em que a população tende a comprar menos, aguardando o 13º que começa no final do mês.

Ah Aline, mas eu não fiz meu Planejamento Financeiro e não tenho dinheiro para comprar os presentes nesta data.

Dica Valiosa: Use o cartão de crédito, que fecha a fatura 40 dias antes do seu vencimento 😉

Se já passamos do 5º dia útil de novembro e você ainda não comprou nada para o natal, tente comprar antes do dia 30.

Se já passou do dia 30 de novembro, tente comprar antes do dia 20 de dezembro (2ª parcela do 13º).

Quanto antes melhor. Se você deixar para comprar os presentes na semana do natal, certamente pagará mais caro pelos produtos, enfrentará muitas filas e correrá o risco de não encontrar todas as opções. Nem sempre os lojistas conseguem repor os estoques nos últimos dias que antecedem o natal.

 


4. Vá sozinho(a) ou no máximo com seu marido ou esposa.

Crianças nas compras

A quarta dica para economizar nas compras de natal é: Faça as compras sozinho(a). No máximo leve sua esposa ou marido.

Filhos nem pensar. Mãe e sogra também não. Explicarei os motivos:

Mães e sogras tem o hábito de lembrar de TODO mundo, até daquelas tias e/ou primas que você nem sabia que eram parentes. E elas gostam de presentar todos. Não recrimino, elas foram criadas assim. E vão falar para você: Vamos comprar apenas uma “lembrancinha” pra sua tia Maria, pro seu primo João e pras filhinhas deles.

Pronto, serão 10 presentes a mais. E quando elas compravam lembrancinhas para todo mundo, quando éramos crianças, esses “mimos” custavam realmente pouco. Experimente comprar 10 lembrancinhas agora…

Filhos estão proibidos de acompanhar você nas compras de natal. O comércio está lindo, todo enfeitado e iluminado e cheio de vitrines de dar “água na boca” até dos adultos. Imagine das crianças? E de tanto ouvir: “mãe eu queria um desse”, “mãe compra pra mim um daquele?” você pode acabar cedendo e gastando MUITO além do previsto.

Fora isso, para conseguir otimizar a economia você precisará de tempo e calma nas compras. E não é fácil ter tempo e calma com os filhos e/ou a mãe/sogra junto.

Deixe as crianças com as avós e faça suas compras tranquilo(a).  🙂

 

 


5. Vá com bastante tempo e disposição.

Disposição

A quinta dica para economizar nas compras de natal é: Vá com tempo e disposição às compras.

Nada de sair com pressa e tempo cronometrado.

“A pressa é inimiga da perfeição”

E nesse caso é MESMO.

Para conseguir economizar ao máximo, você precisa fazer uma cotação minuciosa de preços de cada um dos ítens da sua lista.

As dicas são:

a) Veja os valores em pelo menos 3 lojas para cada presente;

b) Anote o valor de cada uma delas;

c) Pergunte sobre descontos para comprar à vista e também as condições de parcelamento, caso não haja desconto.

Feito isso, é chegada a hora de negociar com os lojistas. Peça descontos, diga que a outra loja fará mais barato, negocie pagamento à vista… Tudo é válido para que você consiga economizar.

Precisa ou não precisa de tempo e disposição?

E apenas para exemplificar como vale a pena fazer tudo isso: Eu fiz minhas compras de natal na última semana de Outubro. A diferença de preço da loja com maior valor para a loja com menor valor e desconto negociado, foi de 20%. Isso significa que, numa lista como a colocada no início deste artigo, economizaria R$250,00. Nada mal. Não acha?

 


6. Evite produtos típicos das festas natalinas:

Comidas Típicas de Natal

A sexta dica para economizar nas compras de natal é evitar produtos típicos da época.

Não quer dizer que você não poderá comer nenhum panetone no natal, mas alguns produtos podem ser facilmente substituídos e trazer uma economia MUITO considerável. Por exemplo:

a) Troque as frutas secas por frutas frescas. Já viu o valor do damasco seco? Anda difícil tê-lo à mesa.

b) Substitua o Tender pelo Cupim, é super saboroso e muito mais barato.

c) Substitua as castanhas por amendoim sem casca. Eu sei, amêndoas e castanhas são d-e-l-i-c-i-o-s-a-s… Também adoro, mas andam pesando demais no bolso, e geralmente estes grãos servem para enfeitar a mesa e de aperitivo para aquela cervejinha antes da ceia e/ou almoço. O amendoim cai muito bem nestas situações 😉

E caso você tenha muita vontade de comer estes produtos, compre-os em menor quantidade e deixe para consumir na sua casa. Não há necessidade de colocá-los na mesa para a família inteira.

Eu sei que parece mesquinho, pão duro e etc… Mas devemos levar em consideração que os alimentos estão entre os itens que mais pesaram na inflação nos últimos tempos. Por este motivo, precisamos dar uma atenção especial a eles na economia doméstica atual.

 


Conclusão:

Trenó

Você aprendeu neste artigo que:

  • Fazer uma lista de presentes;
  • Presentear somente os mais próximos;
  • Fazer as compras com antecedência
  • Sozinho e com tempo e
  • Evitar produtos típicos da época…

Podem significar uma economia de 20% ou mais.

Mais que isso, lembre-se que o Natal é um feriado religioso e que a intenção dele não deveria ser de incentivar o consumismo e frustrar aqueles que não podem dar presentes caros.

Não há problema algum em presentear quem você ama, basta fazer isso de forma consciente e planejada.

Espero que tenha gostado do texto e que aproveite todas as dicas para economizar uma boa grana nas suas compras de natal.

Aguardo suas dúvidas e comentários nos campos abaixo.

 

Abraço

ALINE PORTO

 

 

Sobre Aline Porto

Aline Porto Educadora financeira que passou de devedora a investidora e quer ensinar você a fazer o mesmo

  • Monica Zappa

    Dicas muito legais para economizar na hora de realizar as compras de natal, uma outra alternativa é utilizar um cupom de desconto, através dessa vantagem é possível diminuir o custo das compras em até 80%! Vale a pena conferir as alternativas de cupons: http://www.saveme.com.br/cupom-desconto/americanas