Coronavírus/Covid-19 tem sido o assunto mais ouvido e difundido do ano de 2020.
Mas… O que você pretende fazer com o SEU dinheiro diante deste cenário de pandemia mundial?
Este artigo vai lhe ajudar a refletir melhor sobre o assunto.
Renda Fixa ainda vale a pena com SELIC a 3,75% ao ano?
Tenha em mente o seguinte:
A taxa Selic está MUITO mais baixa do que nós vivenciamos desde que nos entendemos por gente, porém a inflação também está nos níveis mais baixos da história, logo, a rentabilidade pode não ser tão ruim quanto parece.
Por quê?
Porque se você tem uma taxa Selic a 14% ao ano, como tínhamos em 2016 por exemplo, mas em contrapartida você tinha uma inflação de 10,67% no acumulado de 2015, sua rentabilidade real (se você conseguisse um investimento que pagasse 100% da SELIC sem incidência de IR), seria de 3%.
Com uma Selic a 3,75%, mas uma expectativa de inflação a 2,23% para 2020 (Projeção do BC em fevereiro de 2020, antes da pandemia do Coronavírus/Covid-19), seu ganho real será em média de 1,5% ao ano.
Leve em consideração ainda que, com o novo Coronavírus/Covid-19, a tendência é que a inflação seja ainda menor este ano, assim como o crescimento do PIB.
Eu sei, 1,5% ao ano é um retorno baixo, mas é uma realidade mais próxima à dos países mais equilibrados economicamente.
OBS: Esta análise serve para produtos de renda fixa como CDBs, LCIs, LCAs e etc.
Vale a pena investir no Tesouro Direto neste momento?
Já expliquei para vocês Neste Artigo, que o Tesouro Direto é o investimento mais seguro existente em um país. Entretanto, não podemos nos esquecer que um título público reflete o risco de se investir num determinado país.
O Coronavírus/Covid-19 derrubou a expectativa de crescimento da China de 6% para 1,2% em 2020 segundo a agência de risco S&P. A China é a segunda maior economia do mundo, ficando atrás apenas dos EUA.
Se o Coronavírus/Covid-19 vai derrubar assim o PIB chinês, imagine o brasileiro?
Não, não escrevi isso para você entrar em pânico, foi apenas para fundamentar a explicação para os nossos títulos públicos.
Com projeção de PIB zero, ou negativo/recessão para o ano de 2020 no Brasil, o risco de se investir nas terras tupiniquins também aumenta e, consequentemente, os títulos públicos passam a remunerar melhor.
Por quê?
Porque para que os investidores topem correr mais risco (os estrangeiros principalmente), eles precisam ter vantagem financeira, ou seja, precisam receber mais pelo dinheiro investido.
Veja como está a rentabilidade dos títulos públicos em 20/03/2020:
Note que, temos um Prefixado com vencimento em 2031 pagando 9,4% ao ano e outros pagando IPCA mais 4,64% com vencimento em 2035 ou 2040 ou 2045.
Rentabilidade bem acima dos 1,5% ao ano vistos no tópico anterior 😉
Vale a pena investir na Bolsa de Valores neste momento?
Temos aqui o assunto mais polêmico e o que mais gera dúvidas e aversões no mundo dos investimentos em tempos de Coronavírus/Covid-19.
Eu, que lhes escrevo este artigo, invisto na bolsa desde 2008, ano bastante crítico, de crise econômica nos Estados Unidos, com um grande banco quebrando (Lehman Brothers), com bolha imobiliária explodindo e obviamente com o mundo todo sentindo os efeitos de uma crise que afetou a MAIOR economia do mundo.
Participei da nossa crise política e econômica que se intensificou fortemente em 2015, com posterior Impeachment da então presidente Dilma Roussef e PIB brasileiro caindo 3,16% em 2016.
E agora participo da pandemia de Coronavírus/Covid-19.
Mostro abaixo o que aconteceu com nossa bolsa de valores nestas situações:
Notem que inseri um círculo vermelho nos anos e também nos picos de baixa vividos pela bolsa nas situações supracitadas, destacando que em 2020 ainda não temos como saber se ela atingiu seu pico de baixa.
Sim, quem investe na bolsa tem muitos mini infartos em situações como a que vivemos atualmente, e como as que vivemos em 2008 e 2015.
Mas…
Note o que aconteceu com a bolsa depois de 2008 e 2015:
Notem os movimentos de alta vividos pela bolsa após as crises de 2008 e 2015, indicados pelas setas verdes.
Ah, então estou recomendando que você, caro leitor, compre ações neste momento de pandemia mundial de coronavírus/covid-19?
Não, este artigo não tem o intuito de dar recomendação de compra ou venda de nada, apenas de fazer você refletir e analisar o cenário antes de investir seu dinheiro.
E serve também para que os investidores da bolsa, em especial aqueles que estavam comprando suas ações de pouco em pouco, visando sua independência financeira, sua aposentadoria, não se desesperarem com esta queda acentuada das últimas semanas e não saiam fazendo loucuras ou ficando deprimidos por isso.
O momento para o mercado de ações é muito delicado e requer sim muita cautela, porém, seja RACIONAL:
Muitas empresas vão quebrar (sim, infelizmente), mas nem todas vão ter este fim. Muitas vão sobreviver e se recuperar desta crise, assim como se recuperaram das outras.
Se você quer investir na bolsa nesse momento, porque vê boas oportunidades de comprar ações de boas empresas, que estavam super valorizadas e agora tiveram uma queda gigante, faça isso de forma consciente e cautelosa.
Seguem algumas observações de alguns setores em meio à pandemia de coronavírus/covid-19, que você deve levar em consideração:
- As companhias aéreas são e serão muito impactadas por esta crise e podem sim quebrar;
- As empresas ligadas ao turismo idem;
- Muitas empresas ligadas ao mercado varejista correm o risco de quebrar;
- Algumas fintechs podem não ter caixa suficiente para aguentar essa crise;
- As petrolíferas não vão quebrar;
- As ligadas à siderurgia vão sofrer, mas as grandes não irão quebrar;
- As ligadas à energia elétrica e saneamento básico continuarão suas operações e sentirão menos os efeitos desta pandemia;
- O agronegócio vai sofrer, mas as grandes empresas do setor vão conseguir passar por mais essa crise;
- Os grandes bancos provavelmente terão caixa suficiente para suportar este período difícil.
Escreverei mais sobre o mercado de ações em meio a esta crise, mas você já pode ir refletindo com estas dicas 😉
Conclusão:
O mundo não vai acabar com o coronavírus/covid-19.
A humanidade não será extinta.
Nós não viveremos o resto de nossos dias confinados.
Faça sua parte no combate à esta pandemia para que nosso país sofra menos o impacto desta crise.
Cuide da sua saúde emocional e da sua família enquanto precisar ficar em isolamento social.
Mas não entre em pânico, não espalhe o pânico.
Seja racional, analise sim friamente a situação. Fazendo isso, você conseguirá fazer o que a maioria das pessoas não conseguirão neste momento:
ENCONTRAR OPORTUNIDADES
Ah, aproveite também para brincar sentado no chão com seu filho(a), para ler, estudar, se exercitar… Fazer coisas produtivas, se reinventar, descobrir o quanto as coisas mais simples da vida são preciosas 🙂
Grande Abraço (apenas virtual neste momento)
Aline Porto